sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Queridos! É com muita alegria que informamos a vinda do Monge Genshô a Joinville. Convidamos a todos para participar da palestra e do zazenkai (retiro de um dia). /\

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

quarta-feira, 10 de setembro de 2014



Budismo para crianças 



Dosho Saikawa Roshi é o Superior Geral da Soto Zen para a América do Sul. Mas o que muitas pessoas não sabem é que além de todas as suas atividades como monge, ele é escritor e ilustrador. No início deste ano ele lançou um livro infantil pela Companhia das Letrinhas sobre a história de um peixinho, “Tarô” que saiu pelos mares em busca da água da vida. O título é bilíngue, com textos em português e japonês e as ilustrações são aquarelas criadas e desenhadas pelo próprio monge. O livro traz ainda a biografia do autor e uma breve história do budismo.  

Dosho Saikawa Roshi

Links relacionados 
 

  • Artigo na Folha de São Paulo sobre o livro. 

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/08/1320673-monge-zen-escreve-contos-para-criancas-e-prepara-primeiro-livro-infantil-no-brasil.shtml


  • Site da Compania das Letras. 
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41070


/\





terça-feira, 9 de setembro de 2014

O blog do Monge.


No dia 28 de março de 2007, uma quarta-feira, Monge Genshô fez a primeira postagem no blog chamado "O Pico da Montanha é estão os meus pés". No texto ele dizia

"Espero que ele (o blog) possa ajudar aos muitos que se perguntam se é possível conciliar o mundo com o caminho espiritual. A resposta é sim, mas o como é o nosso tema."

Desde então, sete anos se passaram. O blog recebe diariamente uma média de 900 visualizações, tendo sido acessado 563.000 vezes desde sua criação.

O monge é ainda autor do livro "O princípio dos interesses coincidentes" e de um livro homônimo ao do blog.

/\


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Monge Genshô em Uberlândia 


/\


Zazenkai em Florianópolis



No feriado do dia 07 de setembro, a Comunidade Zen Budista de Florianópolis organizou uma prática aberta a todos os praticantes, chamada de zazenkai. A palavra significa literalmente “se unirem para a meditação”, é um retiro zen-budista, menos intensa e de menor duração do que um sesshin. 

Muitas pessoas participaram do evento. A programação ocorreu durante todo o domingo, com períodos de meditação sentada (zazen) e caminhando (kinhin). Além de duas palestras com o Monge Genshô, a primeira fazendo uma introdução ao zen budismo e a segunda uma conversa informal, na qual o Monge deu a palavra para sua aluna, a monja Jikihô, que pode compartilhar com os presentes sua experiência de três meses em um mosteiro budista no Japão. 

/\