sábado, 5 de abril de 2014

Causa e efeito



Sem pensar, sem decisão, esse mundo é basicamente criado por causa e efeito, assim, é óbvio ver que mesmo sob o ponto de vista científico esse mundo também é causa e efeito. A essa verdade chamamos Dharma e sob o ponto de vista do Dharma o mundo é um só. A raiz que cria esse mundo e a vida é causa e efeito. Dessa forma esse mundo é unificado, mas para o entendermos nós os seres humanos usamos nosso cérebro e nossa mente dualista, bom ou mau, dentro e fora, grande e pequeno, ganho e perda, eu e os outros, sujeito e objeto.

Sem esse dualismo nosso cérebro não consegue entender as coisas, assim o dualismo é realmente uma boa ferramenta para os seres humanos. As vezes  causa sofrimento porque eu e os outros estamos separados, bom ou ruim divide, ganho e perda divide, vida e morte divide, mas do ponto de vista do Dharma não há intervalo entre bom e ruim, dentro e fora ou vida e morte. Apenas causa e efeito estão girando. Assim os seres humanos ou a maioria das pessoas não duvida das palavras e dessa forma é muito difícil ver a unidade desse mundo.

Shakyamuni Buda também usou seu cérebro para procurar, por seis anos o dharma, mas com a prática profunda do verdadeiro zazen ele pôde ser um com todo o universo. Na manhã do oitavo dia a luz da estrela matutina o penetrou e ele pôde sair desse mundo de dualidade. Se acordarmos desse sonho poderemos despertar  e entender que a base desse mundo é a unidade.

Sujeito e objeto não estão separados, apenas em nossa vida diária nosso cérebro divide todas as coisas. (o Roshi bate na cadeira e produz um som) Isso não é apenas objeto, está além de sujeito e objeto, só isso. Isso não existe objetivamente além de sujeito de objeto, mas isso é realmente difícil de entender, mesmo intelectualmente. INa mente ainda vivemos dentro do dualismo. Temos que verdadeiramente experimentar a unidade. Por favor, participem dos sesshin e clarifiquem seu verdadeiro ser, não há divisão no mundo.

Obrigado  

Saikawa Roshi

Nenhum comentário: