A Regra
do Zazen
(ZAZENGI)
Dogen Zenji
Tradução
de José Fonseca
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Dogen Zenji |
Estudar
zen significa praticar zazen. Para praticar zazen escolha um lugar calmo, sem
umidade nem vento, e um tapete grosso. Imagine que o lugar onde está é o
Assento do Diamante, pois usamos a mesma postura de Sakiamuni ao ser iluminado.
Alguns monges praticam em grandes pedras e outros seguem a prática dos sete
budas, de sentar em almofadas de capins.
No local
do zazen não deve haver escuridão, mas brilho moderado noite e dia. Deve ser
morno no inverno e fresco no verão. Mantenha corpo e mente em descanso - corte
toda atividade mental. Não pense sobre tempo e circunstâncias, nem se amarre em
bons ou maus pensamentos. Zazen não é nem consciência de si nem
auto-contemplação. Jamais tente se tornar um buda. Desligue-se das noções de
deitar ou sentar. Coma e beba moderadamente. Não perca tempo. Atente para sua
própria prática de zazen. Aprenda com o exemplo do quinto patricarca Konin de
Monte Obai. Todas as suas ações, todos os dias, eram prática de zazen.
Quando
praticar, use um kesa e uma pequena almofada redonda. Sente-se não no meio da
almofada, mas na parte posterior dela. Cruze e pouse as pernas no tapete. A
almofada deve estar em contato com a base de sua espinha. Esta é a postura
básica transmitida de buda a buda, patriarca a patriarca.
Use a
postura de lotus, meia ou completa. Em lotus completo, o pé direito vai sobre a
coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. Mantenha as pernas
horizontais e a coluna perfeitamente reta. Em meio lotus, o pé esquerdo é posto
na coxa direita e o pé direito sob a coxa esquerda.
Folgue
sua roupa alinhe-se para cima. Mão direita no pé esquerdo, mão esquerda no pé
direito. Os polegares retos tocam-se levemente. Ambas as mãos devem estar
contra o abdomem, o dorso dos polegares alinhados no nível do umbigo. Lembre-se
de manter a espinha dorsal reta o tempo todo. Evite inclinar-se para frente ou
para trás, esquerda ou direita. Alinhe as orelhas com os ombros. O nariz e o
umbigo também devem estar no mesmo plano. Coloque a língua contra o céu da
boca. Respire pelo nariz e mantenha seus dentes e lábios juntos. Os olhos ficam
abertos naturalmente. Ajuste o corpo, inicialmente, com uma respiração
profunda.
A forma de seu zazen deve ser estável como uma montanha. Pense
"sem pensar". Como? Usando "não-pensar". Este é o
esplêndido caminho do zazen. Zazen não é um meio de iluminar-se, ele é a ação
completa do Buda. O próprio zazen é natural e pura iluminação.
Dito aos
monges de Kipoji em novembro de 1243.
(Capítulo
11 do Shobogenzo , Olho e Tesouro da Verdadeira Lei, edição traduzida por Kosen
Nishiyama, Tokyo, 1988)
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