quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sesshin de Carnaval - 14 a 17 de fevereiro



A Comunidade Daissen Ji, com sua sede em Florianópolis, organizou um sesshin de Carnaval, com duração de quatro dias no Centro de Vida Alma Verde em Santo Amaro da Imperatriz. Estiveram presentes membros de várias sanghas dirigidas pelo Monge Genshô em todo Brasil.

Um retiro budista, chamado de sesshin, é um momento no qual os praticantes podem aprofundar a prática de sentar em meditação na presença do professor. Além de sentar em zazen, os participantes puderam participar de palestras apresentadas pelo Monge Genshô, seguidas de perguntas e respostas sobre a prática e o budismo. A programação ainda incluiu caminhadas e limpeza diária dos locais em uso.



Durante o retiro, os praticantes tiveram a oportunidade de ter uma conversa particular com o professor, prática chamada de dokusan. Monge Genshô conversou com todos os participantes do retiro, momento importante no qual é possível tirar dúvidas específicas e compartilhar com o professor as experiências do zazen.



Genshô Sensei foi auxiliado por seus alunos, Monge Tokushi e Monja Jikihô. Monge Tokushi, ficou responsável pela organização, andamento e ensino durante o retiro. Já a Monja Jikihô, que além de seguir o caminho monástico é chefe de cozinha, ficou responsável pela alimentação. A tradição da cozinha zen foi apresentada pela monja aos praticantes.


Foram momentos de profunda prática na presença do professor e dos amigos do zen. _/\_ 



Nenhum comentário: